Diferença entre diet, light e zero

É muito comum acreditar que produtos “light”“diet” e “zero” significam a mesma coisa. No entanto, este não é o caso, cada designação implica em um conceito diferente.

Geralmente assumimos que eles são apenas termos para nomear um produto que “slim” expondo-nos a consumir indiscriminadamente e sem restrição alguma, o que é um risco quando estamos em dieta para perder peso.

É por isso que é essencial conhecer a diferença entre os produtos “light”“diet” e “zero”:

Diet-e-light-diferenças

Light

Significa que a comida é reduzida em algum componente, pelo menos 25%. Pode ser gorduras, calorias, açúcares, sal… mas não é uma garantia de que não engorda.

Pode ser, por exemplo, pobre em sal, mas rica em gordura. Isso obviamente não ajudará a perder peso.


A redução é em relação à versão original do produto, por isso é importante adquirir o hábito de ler os rótulos e comparar a versão normal com a light.

Diet

Significa que na comida em questão há a ausência de um ingrediente, que será substituído por outro.

O caso mais típico é o de substituir o açúcar por um adoçante. Em geral, os produtos dietéticos atendem às necessidades especiais de pessoas com algum problema de saúde, como diabetes, doença celíaca, hipertensão, colesterol alto, entre outros.

Muitas vezes o que diminui é a quantidade de gordura, mas compensando com mais carboidratos, para que o valor energético aumente.

Você pode usar suplementos emagrecedores como o liponow, que acelera o metabolismo e ajuda o corpo a lidar melhor com o consumo de excessivo de calorias.

Zero

Semelhante ao diet, mas com a diferença de que apresenta muito menos (ou zero) calorias em relação ao produto original. Em geral, eles geralmente são produtos que fornecem menos de 2 calorias por porção

Infelizmente, estes não são termos padronizados em todo o mundo, nem seu uso é muito regulamentado, portanto eles podem variar entre países ou entre produtos.

A chave para não exagerar não é abusar dos produtos “dieta” ou “light” ou “zero”, é ler sempre a tabela de ingredientes e modere as porções de acordo com a quantidade de calorias.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *