DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Já pensou em começar a focar na sua saúde? Dizemos como meta, 2018 ainda está começando, e esta pode ser uma de suas metas para este ano, se alimentar melhor, praticar exercícios. Leia este artigo e veja as melhores dicas para ter uma alimentação saudável.

Alimentação rica ou restrita a vegetais não é só coisa de vegetarianos, mas uma verdadeira questão de saúde. Algumas pessoas inclusive optam por ingressar no vegetarianismo ou no veganismo pela leveza e pela saúde proporcionada pelas frutas e vegetais. Entretanto, vamos sair um pouco dessa parte e vamos realmente discutir os benefícios de uma alimentação saudável. Prontos? Vamos lá!

 

Eivado de grandes dicas na internet, algumas dicas básicas podem ajudar você a ter uma alimentação saudável sem necessariamente gastar fortunas. Vamos à elas? Então lápis e borracha na mão e vamos nessa:

dicas-alimentacao-saudavel

1 – COMA COM CALMA E MASTIGUE BEM:

Lembre-se que seu organismo precisa de tempo para digerir, então, aproveite sua refeição, mastigue bem, já que a digestão começa na boca, que tal começar ela bem, quebrando e triturando bem toda a massa.

Quando se come devagar, costuma-se comer menos, a saciedade costuma manifestar-se mais prontamente e você sabe a hora de parar de comer;

 

2 – OPTE PELOS INTEGRAIS:

Uma tendência mais antiga, mas é o primeiro passo. Lembra dos integrais em todos os alimentos? Biscoitos, massas e afins? Bem, tem um fundamento, por serem mais ricos em fibras, ajudam o nosso sistema digestivo.

Com certeza a substituição de alimentos processados pelos integrais é um dos primeiros passos em direção a uma boa alimentação;

 

3 – SE ALIMENTE LOCAL E ORGANICAMENTE:

Outra tendência muito presente nos dias de hoje é a alimentação local, ela direciona-se ao norte de que as grandes empresas não costumam dispendiar o mesmo carinho pelos alimentos produzidos, buscando quantidade e não qualidade. Logo, comendo de um produtor local, você evitará consumir agrotóxicos, alimentos alterados geneticamente e afins;

 

4 – EVITE REFINADOS/PROCESSADOS/INDUSTRIALIZADOS:

Esses alimentos, assim como os embutidos, costumam conter incontáveis substâncias químicas que não são reconhecidas e muito menos digeridas pelo nosso organismo.

O consumo desse tipo de alimento tem potencial efeito cancerígeno, podendo comprometer nosso sistema imunológico e desencadear processos alérgicos;


 

5 – SUBSTITUA ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL POR VEGETAL:

Uma mudança fácil e de grande impacto em sua dieta, a troca de alimentos de origem animal para vegetal costuma vir acompanhada de um melhor equilíbrio de todos os aminoácidos, carboidratos e outros elementos de nossa alimentação que são de extrema importância para uma boa situação de saúde;

 

6 – PREFIRA CARBOIDRATOS DE LENTA DIGESTÃO:

Conhecidos como carboidratos complexos, eles são digeridos lentamente, e liberam energia por todo o dia, de forma lenta porém gradual. Para quem não conhece os carboidratos, eles são os pães, massas, assim como a maior parte de raízes como batatas e cenouras.

A melhor escolha de carboidratos é a batata doce, a abóbora moranga e as cenouras;

 

7 – APOSTE NOS COGUMELOS:

Ricos em proteínas, vitaminas, fibras e tudo isso, com pouquíssima gordura, esses são os cogumelos. Não estamos nos referindo apenas aos famosos champignons, que são os mais famosos e mais vendidos da família dos fungos, mas também do Shimeji, Shitake e Cogumelo Paris.

Esses cogumelos podem ser usados em inúmeros pratos saudáveis que vão te deixar de boca aberta, então, não esqueça de experimentar;

 

8 – INGIRA MAIS LÍQUIDOS:

Desde sucos até tônicos e chás, todo líquido é bem vindo. Além de ajudar na saúde digestiva, ajuda à pele, ao próprio sistema imunológico e a excreção pela urina.

Hoje em dia existem ainda mais opções para você que procura uma alimentação saudável, sendo hoje em dia muito comum a ingestão de Kombucha e Kefir, caso queiram que essas delícias sejam comentadas aqui, nos manda um pedido mais abaixo na parte dos comentários;

 

9 – ORGANIZE SUA ALIMENTAÇÃO:

Não adianta a conhecida “Dieta do Desmaio” e ficar várias horas sem comer, o recomendável mesmo é comer a cada 3 horas pequenas refeições, evitando aqueles pratos imensos.

 

10 – INCLUA PORÇÕES DE FRUTAS E SEMENTES:

Sua dieta já seguiu todo o rol acima, agora, você chegou na dica Dez, que é simplesmente aquela dica que nossa mãe e nossas avós nos diziam – Coma mais frutas! – elas são ricas em quase tudo que precisamos no nosso dia, então, vale a pena perder 10 minutinhos comendo um prato com morangos cortados e maçãs, certo?

 

Claro que não é apenas seguindo essas 10 dicas que sua saúde vai da água ao vinho (lembrando que cortar álcool é uma ÓTIMA pedida, se você quer ter uma dieta mais saudável). Recomendamos que você invista numa nutricionista para que ela acompanhe seu progresso e que direcione a sua dieta prato a prato. (:

Tem mais alguma dica rumo a uma vida saudável? Não esquece de deixar logo abaixo, okay? Se tiver alguma recomendação de tema ou de abordagem para nossas postagens, não esqueça de comentar aqui embaixo também!

 

Abraços e até mais (:


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *